sábado, 5 de março de 2011

DAs de Jornalismo e Tecnologias Digitais discutem cancelamento de disciplinas

No último dia 28 de fevereiro o DCE realizou uma reunião com o Coordenador de Cursos de Diplomação, Roberto Mandelli, a pedido dos cursos de Tecnologias Digitais e Jornalismo. Estavam presentes representantes desses cursos, além de diretores da entidade.

A reunião foi chamada para discutir o cancelamento de disciplinas desses cursos. A UCS alegava que as disciplinas foram canceladas pois havia uma baixa procura.

O professor Mandelli fez uma apresentação de como funciona o processo de matrícula, desde a elaboração do mapa das disciplinas até a contratação. É um processo que se inicia, praticamente, quando finaliza o processo de matrícula do semestre anterior.

Os dois cursos apresentam realidades diferentes mas tiveram o mesmo tipo de problema. No curso de Tecnologias Digitais foi a pequena procura de 4 disciplinas (2 foram realmente canceladas), a principal reclamação é que o número de alunos é pequeno mesmo e é necessário ter alguma estratégia de divulgação do curso. Nisso foi sugerido que o curso tivesse um portal onde os acadêmicos pudesse postar trabalhos e assuntos referentes a profissão, como forma de divulgação. O professor Mandelli disse que o setor de Marketing está refazendo os portais de alguns cursos e essa proposta pode ser apresentada, e discutida, com o setor.

Quanto ao curso de Jornalismo o principal problema foi a existência de um currículo de manhã e outro vespertino. Das sete cadeiras que poderiam ser canceladas somente 1 realmente foi. Segundo Mandelli a solução definitiva só acontecerá se houver uma ampliação nos laboratórios dos cursos de comunicação.

Também foi discutida a necessidade de divulgar, entre os alunos, a importância da orientação de matrícula (fase que é anterior a seleção das disciplinas), desse modo pode-se fazer uma previsão melhor da demanda das disciplinas dos cursos, principalmente dos menores.

Outra discussão foi da Avaliação On Line. Foi apresentado uma proposta de um seminário de discussão sobre avaliação, onde a Universidade pudesse apresentar quais as ações estão sendo realizadas na busca de uma melhor qualificação no aprendizado. Seria um espaço, também, para que os DAs e acadêmicos em geral pudessem tirar dúvidas sobre o que é feito com os resultados da Avaliação On Line.

Essa proposta foi apresentada, no dia 2 de março, em reunião com o Reitor e ficou de ser aprofundada na próxima reunião no final do mês.

A reunião foi extremamente proveitosa, embora os problemas possam não ter sido resolvidos na integralidade, mostrou uma nova tendência no DCE, discutir assuntos em conjunto. Desse maneira as soluções podem ser melhor construídas e as alternativas sempre são mais consistentes.


Texto e imagem extraídos do Blog do DCE da UCS (@DCEUCS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário