quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Contra o fim das impressões gratuitas na UCS


Na última terça-feira (15/02), os alunos foram surpreendidos com uma decisão autoritária tomada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em nota publicada no site, a Instituição anunciou o fim das impressões nos laboratórios de informática. A medida, adotada sem consultar o movimento estudantil, demonstra o descaso da UCS com os interesses dos alunos e estabelece uma contradição com a política de valorização abusiva das mensalidades.
  
Na nota, a UCS afirma que o corte pretende reduzir o custo das impressões, além de conscientizar os estudantes sobre o desperdício do papel, recurso de grande impacto ambiental. Ainda no comunicado, a Universidade ressalta o interesse em potencializar as ferramentas digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O discurso ambientalista caiu muito bem a uma política que se torna rotina na UCS: o fim dos direitos dos alunos. Nesse momento de contenção financeira, os estudantes sofrem com medidas autoritárias que limitam a capacidade de aprendizagem. Para se ter um exemplo, alunos que neste semestre precisam fazer monografia não poderão utilizar as cópias, o que implica o aumento dos custos de xerox e impressões, que agora precisam ser pagas pelos próprios estudantes.

Por ser uma medida autoritária e que representa um custo a mais sem a redução no valor das mensalidades, o Diretório Acadêmico de Jornalismo discorda em absoluto da imposição feita pela Universidade.

Diretório Acadêmico de Jornalismo - Gestão 2010/2011

Um comentário:

  1. Assinem o abaixo assinado contra a retirada das cotas de impressão:
    http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/8248

    ResponderExcluir