quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reunião busca evitar o cancelamento de disciplinas

Os integrantes do Diretório Acadêmico de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul, Robin Siteneski e Renata Zanatta, reuniram-se com o coordenador do curso, Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Junior, na tarde do dia 9 de fevereiro. O encontro teve o objetivo de esclarecer o cancelamento de disciplinas de Jornalismo Online, Telejornalismo II e Radiojornalismo II (currículo novo); e de Telejornalismo IV, Projeto Experimental - Radiojornalismo, Projeto Experimental - Gráfico e Projeto Experimental – Telejornalismo (currículo em extinção). O cancelamento foi advertido aos estudantes, naquela mesma semana, através do UCS Virtual. A medida, que afetaria a todos os alunos do curso, causou indignação geral e foi neste clima que o DAJOR decidiu intervir. 

Álvaro explicou que, apesar de se tratar apenas de uma advertência, as normas institucionais determinam um número mínimo de 13 alunos por disciplina. De acordo com ele, a UCS já vem quebrando esta regra ao realizar cadeiras com oito, ou até mesmo, menos alunos. Ao anunciar o cancelamento, a coordenação do curso pretendia estimular a matrícula de mais alunos. Das disciplinas ameaçadas, apenas Laboratório de Jornalismo Online foi realmente cancelada, já que havia somente duas inscrições. As outras cadeiras, ainda do currículo novo, acontecerão normalmente, mesmo com sete e oito matriculados. Com relação ao currículo antigo, o coordenador afirmou que há ainda mais exceções, já que estes alunos precisam transitar entre uma grade curricular e outra. Os alunos da manhã podem ainda pedir tutoria junto à Instituição, caso as disciplinas de interesse não tenham procura significativa.

Jornalismo no turno da noite

Os integrantes do DA levantaram outra questão: o curso vespertino. Certamente o horário dificulta a rotina dos alunos que precisam trabalhar. Álvaro, no entanto, afirmou que transferir o curso para a noite pode demorar de três a quatro anos, já que recentemente o currículo foi todo ajustado para o vespertino. Segundo ele, a opção pelo horário se fez baseada nas preferências dos próprios alunos.

Os representantes do diretório demonstraram a preocupação de que as matérias do currículo novo já estão ameaçadas. O curso no vespertino teria, conforme relatou em diversas oportunidades as coordenações do curso e do centro, aumentado o número de alunos. O DA se dispôs a debater a razão pela qual, cadeiras, que tiveram turmas com 25 alunos no semestre passado, receberam apenas oito ou sete interessados na disciplina seguinte, ou, no caso de jornalismo online, chegou até a ser fechada. O coordenador disse que o espaço para isso seria a avaliação online. Para o diretório, a ferramenta não é suficiente, nem é utilizada pela maioria dos alunos, e os estudantes teriam sugestões importantes para tentar melhorar o ensino já que são os que mais conhecem seus problemas. O DA então ressaltou que uma assembleia de alunos deveria ser feita o quanto antes, desde que ela permitisse aos alunos declararem suas posições, sem que a apresentação de ações do centro tomasse a maior parte do tempo. O coordenador esclareceu que a assembleia convocada pelo centro não é de alunos, é do centro, portanto, a prioridade seria de comunicação institucional.

DAJOR não concorda com as medidas

Ainda durante a reunião, o DA deixou claro que não concorda com a prática de ‘estimular’ os alunos a se matricularem por meio da ameaça de cancelamento das disciplinas, especialmente duas semanas antes do início das aulas, quando a maioria dos alunos, inclusive, já havia pago duas mensalidades. Acreditamos que os alunos de jornalismo são adultos e deveriam ser advertidos da possibilidade do cancelamento ainda em dezembro, quando a maioria dos estudantes efetua matrícula e a coordenação do curso já sabe quais correm o risco de não acontecer. 

O diretório sugeriu uma reunião com a coordenadora do centro para debater essas e outras questões, o que o coordenador do curso concordou. O encontro chegou a ser marcado, mas a coordenadora o cancelou dias antes. Uma outra reunião prevista para final de 2010 já havia sido adiada. O DA destacou a importância de que a reunião acontecesse antes do início das aulas. A diretora quer se encontrar com os três diretórios dos cursos de comunicação, mas, até a postagem deste texto, não remarcou a reunião.  

No decorrer do semestre, os integrantes do DA pretendem buscar informações sobre o cancelamento de disciplinas junto a outros órgãos responsáveis, as quais serão devidamente postadas aqui. Acreditamos que somente a partir dos nossos direitos é que podemos cumprir com as nossas obrigações de estudantes.  

Um comentário:

  1. ficou bastante esclarecedor, dessa forma. importante que todos leiam pra entender o que acontece dentro do próprio curso e reforçar as reivindicações do dajor.

    ResponderExcluir